quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A Filha Maluca do Papai Noel

Por Katchiannya Cunha




O natal, de uma forma ou de outra, é uma época memorável para todas as pessoas. Dentre essas "pessoas", é claro que os personagens de Histórias em Quadrinhos não poderiam ficar de fora. Super-Homem, Batman, Homem-Aranha, cada um deles já estrelou uma história que se passava no Natal. Uma das mais importantes sagas dos X-Men, a Saga da Fênix, foi iniciada em uma história natalina. Já é lugar comum ver nas bancas especiais natalinos de revistas em quadrinhos infantis, como da Turma da Mônica ou dos personagens da Disney.

Portanto, já que todos adoram escrever e ler sobre o Natal, por que não criar uma revista em quadrinhos que seja somente sobre este tema? Pois essa foi a idéia de Paul Dini (roteiro) e DeStefano (desenhos), que criaram a revista Jingle Belle para a editora Oni Press.

Dini e DeStefano são conhecidos muito mais por seus trabalhos como animadores do que como quadrinistas. Dini é responsável pelas séries de sucesso da Warner baseadas em personagens da DC Comics: Batman: The Animated Series, Superman: The Animated Series, Batman Beyond, Liga da Justiça e, do prestes a ser lançado, Novos Titãs. Seu trabalho é sempre sinônimo de qualidade, sendo premiado diversas vezes. Já DeStefano é conhecido como criador do desenho Ren & Stimpy, estrelado por uma das duplas mais escatológicas dos desenhos animados: um gato gordo e seboso e um chiuaua estressado. Ren & Stimpy pode ser conferido no canal pago Nickelodeon. Se em princípio essa combinação parece um tanto estranha, dada a enorme diferença de conteúdo existente entre os trabalhos desses dois artistas, no fim das contas ela demonstra ser perfeita.

Jingle Belle conta a história da filha do Papai Noel. Imagine: ser filho do Papai Noel deve ser, provavelmente, o sonho de toda criança, certo? Afinal, milhares de brinquedos maravilhosos estariam a sua disposição todo o ano, não? Pois não é exatamente assim que Jingle Belle se sente... Afinal de contas, seu pai se preocupa muito mais com todas as outras crianças do mundo que com ela, e por mais que ela tente lhe chamar a atenção ou ajuda-lo com as encomendas de natal, as coisas sempre saem pelo avesso. Bem, apesar de se parecer uma tremenda crueldade por parte de Noel, as coisas não são bem assim...

Vamos começar do princípio... Na série, Noel era um poderoso guerreiro (!?) do Ártico que, com a ajuda de vários animais, ajudou a libertar os duendes (elves) das garras do terrível Bruxo da Nevasca. No fim, ele acaba se casando com a rainha dos duendes, se estabelece como o provedor de brinquedos no Natal e tem uma filha, Jingle. Os anos passam e Jingle se torna uma adolescente, daquelas beeeeem adolescentes mesmo.

Jingle apronta todas, fica horas pendurada no telefone, foge de casa para assistir a shows de rock dos artistas do ártico e, na melhor das boas intenções, constrói armas de brinquedo que funcionam de verdade para serem dadas às crianças no Natal. Por isso tudo foi que, durante os seus 216 anos, ganhou apenas carvão de seu pai no Natal (e meias de sua mãe).

Jingle representa de forma bem-humorada tudo aquilo que se critica no natal (o consumismo, especialmente), enquanto seu pai tenta lhe ensinar as "coisas boas" da data (paz, amor, doação, família, etc). Uma das cenas mais hilariantes da primeira série da personagem é quando ela vai ao shopping substituir seu pai (ele foi parar em uma festa judaica, graças às armações da filha). Ao invés de atender às crianças, ela leva todas para um tour no shopping, enquanto ela tentar comprar milhares de roupas e sapatos para pagar com o salário que Papai Noel não cobra do shopping quando vai até lá.

Mas uma das maiores mancadas da moça acontece quando ela se deixa enganar pelo Mago da Nevasca, dando-lhe novamente poder, de modo que ele domina novamente os duendes e Noel. É óbvio que no fim tudo dá certo, mas apesar de aprender um pouquinho a lição que seu pai quer lhe passar, Jingle continua com seu jeito destrambelhado de ser.

Entre outras confusões, Jingle já contratou a Morte como Papai Noel substituto, seja quando ela entrou para um time de hóquei e montou uma banda de rock.

Levando-se em conta o passado de animadores de seus criadores, pode-se dizer que Jingle Belle está muito mais para um desenho típico de Tex Avery (considerado um dos gênios da animação e responsável pelas melhores histórias do Droopy, fonte de inspiração dos criadores do filme O Máscara) que para um desenho da Disney. Algumas piadas são um pouco grotescas, mas só um pouquinho mesmo, nada que chegue no nível de um South Park ou até mesmo do Ren & Stimpy, do DeStephano. Por exemplo: em uma das cenas, Jingle usa feijões para impulsionar seu búfalo voador...

A empreitada deu tanto sucesso que a personagem já foi publicada diversas vezes, com desenhos de vários artistas diferentes como Sérgio Aragones (Groo), Bill Morrison (Simpsons Comics), Jill Thompson (Pequenos Perpétuos), Jeff Smith (Bone), além do próprio DeStefano, seu criador.

Se você está cansado daquelas histórias melosas que povoam as tevês, livrarias e bancas de revista nesta época do ano, com certeza Jingle Belle é a solução: uma história realmente divertida e engraçada sobre o natal. É só procurar em uma importadora de quadrinhos ou comprar a versão que a Pixel disponibilizou aqui no Brasil. Vale a pena também dar uma olhada em seu site oficial, que é bastante divertido.

No mais, desejo um Feliz Natal para todos e um ótimo 2013 (atualizando ^^). :o)

Dica de Site
http://http://www.jinglebelle.com/
Site Oficial da personagem.

5 comentários:

  1. ótimo post katchy!como sempre!

    deu muita vontade de comprar um desses capítulos(especialmente a da morte)mesmo eu não gostando muito de Ren & Stimpy...
    ok, eu odeio Ren & Stimpy, mas isso não vem ao caso.

    uma pena que provavelmente eu vou ter que baixar já que(como nós sabemos)pro Brasil só vem os mais famosos, e com muitos meses (ou anos)de atraso.

    triste, triste...

    ResponderExcluir
  2. ps, falei de você no meu blog, olha só

    http://thevilmonkeyblog.blogspot.com/2009/12/oierfoi-mal.html

    se não tiver saco de ler pula direto pro fim.

    ResponderExcluir
  3. Ok, acabei conhecendo seu blog justamente ppelo post do Evil Monkey e acehi demais. Continue assim... /o/

    ResponderExcluir
  4. Oi meninos!

    Valeu mesmo pela visita e pelos comments. E ao Mojojo pela propaganda!!!!! Ah, vou ver se tiro um tempinho para visitar o seu blog com mais frequencia.

    Estou meio que totalmente sumida por um monte de compromissos não-virtuais. E confesso que meio cansada tbm.

    Devo atualizar semana que vem, mas deve ser um texto de uma amiga,uma vez que este blog faz parte de um portal de fics e afins que mantenho.

    Ela é fã de Yaoi e o estilo dela vai para uma linha muuuuuito mais fangirl que a minha.

    Então se não for a praia de vcs, está dado o aviso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. é, yaoi não é o meu estilo favorito....

    mas valeu mesmo assim.

    e Katchy, na minha opinião o seu QI é alto demais para entrar no meu blog(sem querer ofender os meus amados leitores)mas se você quiser ir se considere bem-vinda.
    ...

    ResponderExcluir